Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Mariquita-vermelha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cardellina rubra melanauris em Sinaloa, México
Cardellina rubra melanauris em Sinaloa, México

A mariquita-vermelha (Cardellina rubra) é uma pequena ave passeriforme da família Parulidae, endêmica às terras altas do México, ao norte do istmo de Tehuantepec. É mais próxima filogeneticamente da mariquita-de-cabeça-rosa, que habita o sul do México e a Guatemala, com quem forma uma superespécie.

Tem três subespécies, encontradas em populações disjuntas, que diferem principalmente na cor da mancha de seus entornos dos ouvidos e no tom do brilho e coloração de sua plumagem corporal. O adulto é vermelho brilhante, com uma mancha branca ou cinza no entorno do ouvido, dependendo das subespécies; os pássaros jovens são marrom-rosados, com uma mancha esbranquiçada no entorno do ouvido e duas barras de asa pálidas.

A reprodução ocorre tipicamente entre fevereiro e maio. A fêmea põe três ou quatro ovos num ninho cupulado, que ela constrói no chão. Embora ela incube sozinha os ovos, ambos os sexos alimentam a cria e removem os sacos fecais do ninho. O filhote guarnece-se de penas dentro de 10 a 11 dias após a eclosão.

A mariquita-vermelha é um insetívoro, ela colhe primariamente de arbustos de sub-bosques. Apesar de este pássaro ser considerado uma espécie em estado pouco preocupante pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), pensa-se que seus números estão diminuindo devido à destruição de seu habitat. (leia mais...)