Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Mary Margaret O'Reilly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mary Margaret O'Reilly (Springfield, 14 de outubro de 1865 – Washington, D.C., 6 de dezembro de 1949) foi uma funcionária pública que trabalhou como diretora assistente da Casa da Moeda dos Estados Unidos entre 1924 a 1938. Uma das funcionárias públicas ocupantes dos mais altos cargos de seu tempo, trabalhou na Casa da Moeda durante 34 anos, durante os quais ela frequentemente atuou como diretora interina durante a ausência do titular.

O'Reilly nasceu em uma família de imigrantes irlandeses de Massachusetts. Ela deixou a escola quando tinha 14 anos de idade para ajudar a apoiar sua mãe viúva e seus irmãos. Começou a trabalhar provavelmente em fábricas têxteis locais, frequentando à noite uma escola de treinamento de secretários; durante 18 anos, trabalhou como secretária em Worcester.

Em 1904, O'Reilly conseguiu um emprego na Casa da Moeda, resultando em uma mudança para Washington, D.C.. Ela subiu rapidamente na hierarquia da agência – uma façanha incomum para uma mulher naquela época – e foi frequentemente chamada a testemunhar diante do Congresso. Como muitos dos diretores nomeados eram políticos que tinham pouco conhecimento ou interesse nas operações da agência, a tarefa de administrar a instituição muitas vezes coube a ela. (leia mais...)