Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Nicolau II da Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Foto tirada por A. A. Pasetti do Tsar Nicolau II da Rússia, perto dos 30 anos de idade, em São Petersburgo, Rússia, 1898.
Foto tirada por A. A. Pasetti do Tsar Nicolau II da Rússia, perto dos 30 anos de idade, em São Petersburgo, Rússia, 1898.

Nicolau II (1868-1918) foi o último Imperador da Rússia, Rei da Polônia e Grão-duque da Finlândia. Nasceu no Palácio de Catarina, em Tsarskoye Selo, próximo de São Petersburgo, em 18 de maio (6 de maio no calendário juliano) de 1868. É também conhecido como São Nicolau, o Portador da Paz, pela Igreja Ortodoxa Russa. Quanto ao seu título oficial, era chamado Nicolau II, Imperador e Autocrata de Todas as Rússias.

O seu reinado terminou com a Revolução Russa de 1917, quando, tentando retornar do quartel-general para a capital, seu trem foi detido em Pskov e ele foi obrigado a abdicar. A partir daí, o tsar e sua família foram aprisionados, primeiro no Palácio de Alexandre, em Tsarskoye Selo, depois na Casa do Governador, em Tobolsk, e finalmente na Casa Ipatiev, em Ecaterimburgo. Nicolau II, sua mulher, seu filho, suas quatro filhas, o médico da família, um servo pessoal, a camareira da imperatriz e o cozinheiro da família foram assassinados no porão da casa pelos bolcheviques na madrugada de 16 para 17 de julho de 1918. É conhecido que esse evento foi ordenado de Moscou por Lênin e pelo líder bolchevique Yakov Sverdlov. Mais tarde Nicolau II, sua mulher, a imperatriz e seus filhos foram glorificados como mártires por grupos ligados à Igreja Ortodoxa Russa no exílio. (leia mais...)