Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/O Senhor dos Anéis (1978)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ralph Bakshi, o diretor do filme, em janeiro de 2009.
Ralph Bakshi, o diretor do filme, em janeiro de 2009.

The Lord of the Rings (O Senhor dos Anéis, no Brasil e em Portugal) é um filme de alta fantasia animado de 1978 dirigido por Ralph Bakshi (imagem). O filme é uma adaptação do épico conto de alta fantasia O Senhor dos Anéis, escrito por J. R. R. Tolkien, que conta os eventos de A Sociedade do Anel e a primeira parte de As Duas Torres. Situado na Terra Média, o filme segue um grupo de Hobbits, elfos, homens, anões e magos que formam uma sociedade. Eles embarcam em uma missão para destruir O Um Anel feito pelo lorde Sauron e garantir a destruição deste.

O diretor Ralph Bakshi descobriu os trabalhos de Tolkien cedo em sua carreira e fez várias tentativas para produzir O Senhor dos Anéis em um filme de animação antes de receber o apoio do produtor Saul Zaentz e a distribuição por parte da United Artists. O filme é notável por seu extenso uso da rotoscopia, técnica onde cenas são filmadas normalmente e depois desenhadas em celuloides de animação. O filme têm as vozes de Christopher Guard, William Squire, Michael Scholes, John Hurt, Simon Chandler, Dominic Guard, Michael Graham Cox, Anthony Daniels e David Buck. O roteiro foi escrito por Peter S. Beagle, baseado em um rascunho feito por Chris Conkling.

Apesar do filme ter sido um sucesso financeiro, ele foi recebido de forma mista pela crítica especializada e nenhuma sequência foi produzida para contar o restante da história. Foi a primeira adaptação áudio-visual de O Senhor dos Anéis, seguida de uma mini-série finlandesa e posteriormente da trilogia de filmes de Peter Jackson. (leia mais...)