Wikipédia Discussão:Lista de artigos com problemas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 27 de setembro de 2012 de GLTaliesin no tópico Parcialidade na denúncia de parcialidade

O artigo sobre as Testemunhas De jeová está totalmente erroneo! O wiki pedia é pra expor os fatos, de forma imparcial ! Não querer "favorecer-se" falando mal das Testemunhas de Jeova (ja que tem um revanchismo somente da parte de assembléianos, católicos, batistas etc, de sempre quererem machar o nome das TJ! Mudei o artigo quase todo, maas tem um cara que continua pondo, o cara lê imparcialidade no dicionário plmds `·`

Tarefa inútil[editar código-fonte]

Esta página mostra como colaborar com a wikipedia é uma tarefa inútil. Se fizessem uma lista com artigos SEM problemas, seria bem menor. E quando aparece um "colaborador" que não vê problema em copiar material alheio (ver abaixo), aí mesmo é que tem mesmo é de procurar outra coisa mais útil para faze, por exemplo, enxugar gelo.


JoãoMiranda

Qual o problema de retirar um texto da prefeitura de Bauru sobre sua história? O conteúdo é publico e foi desenvolvido pela própria prefeitura que tem como função zelar pelo patrimônio histórico da cidade.

PauloColacino, 21:10 25 marco 2004.


Todo e qualquer conteúdo disponível ao público pertence a quem o produziu, a não ser que algo seja dito em contrário. Ou seja, do facto de algo estar disponível ao público e ter sido produzido por uma entidade pública não se pode concluir que esteja no domínio público em termos de direitos de autor. Neste caso, a prefeitura de Bauru até tem um aviso no seu site que diz "Produzido pela Prefeitura Municipal de Bauru. Todos direitos Reservados.". Ora, se um conteúdo não está no domínio público, só pode entrar na Wikipédia com autorização do autor porque a Wikipédia está sob licença livre GNU FDL. Esta licença permite a cópia livre de todo o conteúdo da Wikipédia. Segue-se que qualquer conteúdo que entre na Wikipédia pode ser copiado para qualquer outro sítio. Mas para que isso possa acontecer sem problemas é necessário que nada que tenha problemas de direitos de autor entre na wikipédia. O sucesso a longo prazo do projecto depende disso. JoaoMiranda 00:30, 26 Mar 2004 (UTC)

Colegas, eu não entendi o conceito de páginas órfãs. --Patrick

Páginas órfãs são aquelas páginas que não têm nenhum link para elas noutras páginas da Wikipédia. Analogamente, imagens órfãs são aquelas que também não são utilizadas na Wikipedia. --Jorge 14:18, 11 Mai 2004 (UTC)
Obrigado :-). --Patrick

Free Software Fondation é um erro de digitação, pois o correto é Free Software Foundation. Ambas tem o mesmo conteúdo. Deve-se propor a eliminação do primeiro artigo ou simplesmente esvaziar seu conteúdo e colocar um redirect? --Patrick

Em geral, se o conteúdo das duas páginas for idêntico, substitui-se o conteúdo da que tem o título errado por um redirect para a que tem o título certo. Se houver conteúdos diferentes, terá de se fundir as duas páginas primeiro e depois criar o redirect. Nesse caso específico, como se trata de um nome em inglês, há bases para argumentar que se deve eliminar a página errada, mas eu penso que se deve na mesma fazer o redirect, porque esse erro é capaz de ser comum, e assim quem o faça na caixa de busca encontra na mesma o que procura. --Jorge 17:56, 11 Mai 2004 (UTC)

Páginas orfãs[editar código-fonte]

Qual é a query que é usada para obter as páginas orfãs? Tenho andado a tentar limpara a lista de orfãs e cheguei à conclusão que há qualquer coisa que não bate certo ali. A principio pensei que fosse da cache mas alguns artigos para que criei links desapareceram da lista enquanto que outros que estou certo que têm links ficam na lista. Por exemplo, o artigo sobre o ano 899 não devia ser uma página orfã. --Rui Malheiro 12:47, 13 Jul 2004 (UTC)

Rui, há alguns problemas e inconsistências com as páginas órfãs. Uma delas é que por vezes os desenvolvedores colocam (sem avisar) a wikipédia numa espécie de modo protegido, durante o qual a lista de páginas órfãs e as outras listas (ou pelo menos a maior parte delas) das páginas especiais não respondem em tempo real, mas são usadas versões gravadas, e portanto um pouco desactualizadas. Outro problema é que há vários casos de erros de base de dados, com referências duplicadas a baralhar o software. O caso de Boliqueime era um desses casos (já está resolvido), mas acho que há muitos mais. A solução é dar conta deles, para se contactar os técnicos e eles resolverem o assunto. --Jorge 15:50, 13 Jul 2004 (UTC)
Compreendido. Nesse caso, vou fazer um apanhado das páginas com esse problema (orfãs com artigos afluentes) --Rui Malheiro 22:48, 13 Jul 2004 (UTC)
  • Páginas orfãs com artigos afluentes: 899 | 324 | Dmitri Ivanovich Mendeleyev | Vorarlberg
Boa. Vou falar com os "semideuses", pra ver o que se pode fazer. --Jorge 23:46, 13 Jul 2004 (UTC)

Sobre Fonética[editar código-fonte]

Encontrei outro sítio em que o conteúdo é o mesmo da Wikipédia. ----Diego UFCG 09:37, 9 Ago 2004 (UTC)

Acho que isto resolve as dúvidas. Substituí o artigo por uma nota de violação de copyright. --Jorge 13:54, 9 Ago 2004 (UTC)

Voleibol de praia tem o conteúdo idêntico ao deste sítio. E, aproveitando o fôlego, em Problemas Lógicos suspeito que haja violação de direitos de autor, já encontrei parte do conteúdo aqui --Diego UFCG 00:51, 11 Ago 2004 (UTC)

O artigo Megatokyo, apesar de ser considerado uns dos melhores artigos está com problemas. A imagem que ele utiliza no artigo não está no servidor, e é um link para a wikipédia americana. Acho que deveria ser aberto na Lista de artigos com problemas uma seção para esse tipo de problema de código. - S. Costa 17:12, 29 Set 2004 (UTC)

Alterei meus acessos[editar código-fonte]

Por desconhecer o mecanismo, atualizei hoje minhas entradas na WIKIPÉDIA, acredito estarem certas se houver algum erro, avísem-me.

Saudações.

levs 21:41, 17 Mar 2005 (UTC)

verifiquei traduções errôneas para o português de várias palavras, principalmente em páginas de biografias de reis e rainhas da idade media (por exemplo: foi "carregado", em vez de "foi coroado"). Cabe as devidas correções e como fazê-las? joao b gregorio

mudar título[editar código-fonte]

Colegas, gostaria de mudar o título do artigo Regência para "Regência brasileira", ou "período regencial brasileiro", coisa assim. Como faço?

Albert Hoffman/Hofmann[editar código-fonte]

Na lista de páginas curtas há duas entradas para Albert Hofmann, escritas de formas diferentes (Hoffman e Hofmann). Nenhuma delas tem qualquer assunto ou informação. É possível averiguar a nomenclatura correta e redirecionar a entrada errada no caso de ser iniciado o artigo? Pretendo buscar informações e escrever algo substancial, portanto gostaria de saber o que pode ser feito em relação a isso. Freyah 20:46, 15 Fevereiro 2006 (UTC)

Juízos e impropriedades[editar código-fonte]

No texto do artigo sobre o ex-presidente brasileiro Jânio Quadros há alguns juízos de valor com os quais não concordo e umas tantas impropriedades, que julgo devam ser corrigidas.

1. "Assumiu a presidência (pela primeira vez a posse se realizava em Brasília) no dia 31 de Janeiro de 1961, e logo começou a ter atitudes estranhas. Por que atitudes estranhas? A partir dos valores de quem as atitudes de um presidente da República são estranhas ou insólitas? Acho que o adjetivo "estranhas" deve ser eliminado.

2. "Comunicava-se com ministros e assessores por meio de bilhetes". Afirmativa é parcialmente falsa, e é também irreverente. Quadros comunicava-se através do que ele próprio chamava de memorandos. "Bilhetinho", nome com que as mensagens foram jocosamente chamadas, foi termo criado por um jornal brasileiro (Folha de S.Paulo), que lhe fazia oposição, como forma de subestimar e ironizar a forma de comunicação do presidente.

3. "Entre suas medidas mais estranhas podem ser citadas a proibição do biquíni nos concursos de miss". Quadros não proibiu nem tentou proibir o uso do traje de banho de duas peças, denominado biquini, nos concursos de miss. Os biquinis não eram permitidos naqueles certames de beleza em virtude das regras impostas por seus organizadores, os Diários Associados. A regra não foi mudada até a década de 1980. Na verdade, Jânio Quadros tentou proibir o uso dos biquinis nas praias, no que era apoiado por uma grande parcela da sociedade brasileira, não havendo, portanto, nada de estranho em sua atitude.

4. "No dia 25 de Agosto, Jânio Quadros anunciou sua renúncia, prontamente aceita pelo Congresso Nacional. (...) Quadros esperava que o Congresso não aceitaria sua renúncia". Isto é bobagem. No Brasil, a renúncia de um presidente não precisa de aprovação de ninguém, nem do Legislativo nem do Judiciário. O presidente apresenta sua renúncia e pronto, já não mais detém o cargo. Luca Maribondo 15:58, 9 Junho 2006 (UTC)

Quanto ao ponto 3. acima, mesmo que Quadros fosse apoiado pela maioria da sociedade brasileira, a regulamentação das vestes dos cidadãos não é atribuição do Presidente da República... é estranho e insólito porque mostra uma propensão a governar coisas que cabem melhor às câmaras de vereadores e assembléias de condomínio, em vez de tratar dos problemas reais da política e da economia brasileiras.

Quando ao ponto 4., de fato a renúncia do Presidente não precisa ser aceita pelo Congresso (embora seja de notar que o Congresso já demonstrou, quando do impeachment de Fernando Collor, que a renúncia não surte efeitos legais para desonerar o renunciante dos crimes políticos eventualmente cometidos durante o mandato. O que Quadros esperava era outra coisa: que a população fosse às ruas pela sua manutenção no cargo - com o que ele provavelmente esperava obter também poderes extra-constitucionais. Donadio (discussão) 17h37min de 26 de Dezembro de 2008 (UTC)

O artigo apresenta divesos erros de português, aparenta ter sido traduzido por software tradutor e não ter sido propriamente revisado, necessita melhoras urgentes! P.S. : Não sou conhecedor de todas as formas do português e não sei se noutra forma a escrita "Hizbollah" está correta ou se é utilizada para respeitar uma grafia que seria mais correta, mas ao menos não é a forma que conheço para o português brasileiro.

Deveria ser Hizballah: Hizb (partido) Allah (Deus), "Partido de Deus". Donadio (discussão) 17h39min de 26 de Dezembro de 2008 (UTC)

Artigos com referências espíritas[editar código-fonte]

O artigo sobre Auta de Souza tem uma seção sobre os "poemas psicografados" atribuídos a ela. Será necessário criar uma norma especificando que mortos não escrevem poemas, e, portanto, poemas (ou que outro tipo de texto seja) psicografados devem constar da página do médium, e não do suposto espírito? Donadio (discussão) 17h42min de 26 de Dezembro de 2008 (UTC)

O artigo não afirma que tais poemas foram escritos por ela, e portanto não defende a tese de que mortos escrevam poemas. Apenas cita um fato histórico: a atribuição de poemas psicografadas à poetisa. Os poemas foram (e continuam sendo) atribuídos a ela, pelos adeptos do kardecismo. Isso é fato. Se eles foram ou não escritos por ela, isso é outra discussão. E não há nada de errado, inclusive, em incluir opiniões que discordem da visão kardecista, desde que citada a fonte. Uma norma especificando que "mortos não escrevem poemas" não os fará "parar de escrever" (na opinião dos kardecistas, é claro). A informação foi colhida através de pesquisa na Internet, e as fontes foram citadas. Se você conhece algum texto publicado que corrobore com sua opinião, é favor incluir a citação no artigo (e a respectiva referência). Mais uma vez: eu concordo com você nome que escrever é uma atividade humana. Mas veja o artigo Dez mandamentos: "(...) conjunto de leis que segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés (as Tábuas da Lei)". Em Novo Testamento também tem referências sobre os capítulos terem sido escritos pelo "Espírito Santo". Que tal ampliar a norma para "mortos, deuses e espíritos santos não escreve poemas (ou que outro tipo de texto seja)"? Ou será que o problema é só com o espiritismo/kardecismo? Castelobranco (discussão) 20h01min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Parcialidade na denúncia de parcialidade[editar código-fonte]

Na seção "Páginas que violam o princípio da imparcialidade", o artigo bruxaria é apresentado como "página redigida em termos simplistas e recheada de teses ingênuas e historicamente infundadas características da doutrina dita "wicca" mas não declaradas enquanto tais."

Os adjetivos, por si só, já denotam a parcialidade de quem os utilizou, mas para que fique clara a presença de violação ao princípio de imparcialidade na denúncia de violação ao princípio de imparcialidade, cabe salientar que todos concordamos que não haveria motivos para se fazer críticas similares aos termos, teses, falta de fundamentação histórica e doutrina em artigos cristãos, bem como acredito que todos consideremos absolutamente grosseira e descabida a referência a tal credo como a doutrina "dita" cristã. De fato considero que o artigo bruxaria está mal redigido, motivo pelo qual há tempos sugeri uma reestruturação na página de discussão do dito artigo. O maior problema que vejo ali é que grande parte do conteúdo versa sobre a caça às bruxas, que já tem artigo próprio, ao invés de tratar da descrição do que vem a ser bruxaria. G.L.Taliesin (discussão) 14h53min de 27 de setembro de 2012 (UTC)Responder