Wikipédia:Os melhores artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os melhores artigos na Wikipédia
Esta estrela simboliza os artigos destacados da Wikipédia
Esta estrela simboliza os artigos destacados da Wikipédia

Esta página contém uma lista de artigos que a comunidade da Wikipédia lusófona identificou como artigos de excelente qualidade, e que por isso foram artigos de destaque na página principal.

No momento há 370 artigos que foram destaque num número total de 1 126 021 artigos existentes na Wikipédia. Isto significa que, aproximadamente, 1 de cada 3043 artigos está listado aqui.

As edições da Wikipédia em outras línguas possuem também artigos destacados que podem ajudar a melhorar o conteúdo da Wikipédia em português. A existência de um artigo destacado noutra língua pode ser detectada através da presença de uma pequena estrela () na coluna das ligações interlinguísticas de cada artigo.

Charles Darwin
Darwin em 1854, pouco anos antes da publicação de A Origem das Espécies.
Darwin em 1854, pouco anos antes da publicação de A Origem das Espécies.

Charles Robert Darwin (pronúncia em inglês: ['dɑː.wɪn]; Shrewsbury, 12 de fevereiro de 1809Downe, 19 de abril de 1882) foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas. Juntamente com Alfred Wallace, Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento agora amplamente aceito e considerado um conceito fundamental no meio científico, e propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial.

Seu livro de 1859, A Origem das Espécies, causou espanto na sociedade e comunidade científica da época, mas conseguiu grande aceitação nas décadas seguintes, superando a rejeição que os cientistas tinham pela transmutação de espécies. Já em 1870, a evolução por seleção natural tinha apoio da maioria dos intelectuais. Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até à emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução. A teoria de Darwin é considerada o mecanismo unificador para explicar a vida e a diversidade na Terra. (leia mais...)

Ciências
Cultura
Desporto e Entretenimento
Filosofia, Religião e Política
Geografia e História
Sociedade e tecnologia

Abra a página acima para ver a lista de páginas em Revalidação.